Eventos

Formação sobre estratégias de identificação e valorização de resíduos de plástico nos oceanos

Como forma de combater o problema dos resíduos plásticos no oceano, a DRAAC realizou no passado dia 10 de dezembro uma ação de formação focada neste tema, em parceria com a ASWP.



Os resíduos de plástico são um problema mundial premente visto que representam uma grave ameaça para o ambiente, particularmente para o meio marinho, acarretando um sério risco para os ecossistemas e biodiversidade, assim como para a saúde humana, sendo também responsável pela causa de vários prejuízos em atividades como o turismo, as pescas e o transporte marítimo.

Como forma de combater o problema dos resíduos plásticos no oceano, a Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC), através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC)  realizou, no passado dia 10 de dezembro, a ação de formação “Estratégias de Identificação e Valorização de Resíduos de Plástico nos Oceanos".

Esta formação, realizada em parceria com a Associação Smart Waste Portugal (ASWP), entidade responsável pela coordenação e liderança da iniciativa Pacto Português para os Plásticos (PPP), e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) da Universidade do Minho, teve como objetivo a aquisição de competências para uma melhor caracterização dos resíduos de plástico mais comuns nos oceanos e zonas costeiras (ex.: artes de pesca, cabos de amarração de embarcações, plásticos de embalagens), nomeadamente ao nível da tipologia de polímeros, assim como a identificação de estratégias que permitem garantir uma maior circularidade destes materiais.

Esta formação ficou marcada pela presença de um público profissional muito diverso, de entidades com participação direta e indireta no combate a esta problemática, através de ações de monitorização, limpeza, investigação, sensibilização, prevenção, recolha ou tratamento de lixo-marinho, nomeadamente a DRAAC, IFCN, ARM, DRP, DRM, APRAM e ARDITI.

Para além do exposto, a pertinência da formação enquadra-se também no seio das principais estratégias regionais de economia circular, nas quais as ações que contribuem direta ou indiretamente para a minimização/erradicação do lixo marinho são um ponto chave na consecução de alguns dos seus objetivos, nomeadamente a Estratégia de Resíduos Madeira e a Agenda Madeira Circular.

Para mais informações consulte: https://www.madeira.gov.pt/draac/Estrutura/DRAAC/ctl/Read/mid/10448/InformacaoId/136079/UnidadeOrganicaId/14

Eventos

Formação sobre estratégias de identificação e valorização de resíduos de plástico nos oceanos

2021-12-13

Como forma de combater o problema dos resíduos plásticos no oceano, a DRAAC realizou no passado dia 10 de dezembro uma ação de formação focada neste tema, em parceria com a ASWP.

Ver mais

Formação para a Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição

2021-10-26

Nos dias 21 e 22 de outubro decorreram formações dedicadas à Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição e às alterações introduzidas pelo novo Regime Geral de Gestão de Resíduos.

Ver mais

Divulgação da Plataforma Madeira Circular ao sector do turismo

2021-07-21

Na próxima quarta feira, dia 28 de julho, decorrerá online uma formação sobre a Plataforma Madeira Circular, dedicada ao sector do turismo. 

Ver mais

Primeira sessão de divulgação da Plataforma Madeira Circular

2021-05-17

Divulgação da Plataforma Madeira Circular aos colaboradores da DRAAC.

Ver mais

Sessão pública sobre Agenda Circular e Plataforma Madeira Circular

2021-06-17

Apresentação pública em Câmara de Lobos da Agenda Circular da Madeira e da Plataforma Madeira Circular.

Ver mais